domingo, 31 de janeiro de 2010

Uso Racional da Água by Deca.


Produtos Economizadores

Seguindo a tendência mundial de aplicar tecnologia de ponta em produtos hidráulicos e sanitários, a Deca fabrica sua própria linha ecológica, para economia de água e energia elétrica com requinte e elegância. O uso de produtos que têm a garantia e qualidade DECA proporciona uma menor e mais fácil manutenção das instalações hidráulicas, bem como uma maior durabilidade.


A linha profissional da Deca é composta pelas linhas Decalux, Decamatic e Decamatic Eco, todas compostas de torneiras e válvulas de mictório voltadas especialmente para e economia de água e para utilização em uso público.



A linha Decalux possui o sistema elétrico ou bateria, sendo acionada automaticamente por sensor, com um potencial econômico de até 75% para as torneiras e de até 80% para as válvulas de mictório em relação a produtos convencionais. Alem disso é muito econômica e trazem higiene e conforto aos usuários.






A linha Decamatic e Decamatic eco são acionadas através de um leve toque e possuem fechamento automático, com potencial econômico de até 55% para as torneiras e de até 80% para os mictorios se comparados a produtos convencionais. Ambas as linhas são compostas por dispositivos economizados trazendo alem de economia, conforto com tecnologia de ponta aos usuários.







A Deca também possui a linha de restitores de vazão constante, podendo ser utilizados nos chuveiros com aquecimento central* e nas torneiras. Os restritores podem ser encontrados nas versões de 8, 14 e 16 litros por minuto e devem ser utilizados com pressão superior a 10 m.c.a . O potencial econômico dos restritores dependem da vazão atual do chuveiro utilizado, podendo chegar até 80%. Ainda na linha de torneiras também há a possibilidade de instalação dos restritores de vazão constante de 6 litros por minuto e devem ser utilizados a com pressão superior a 10 m.c.a . O potencial econômico também depende da torneira atualmente utilizada, podendo chegar até 60% de economia.







No segmento de louças sanitárias recomendamos a troca das bacias antigas por bacia novas, que são mais econômicas e podem chegar até 50% de economia.
As novas bacias sanitárias são menores e consomem menos água. Em média, cada acionamento consome 6 litros de água, independente do sistema de descarga. Para diminuir ainda mais esse consumo, é possível instalar válvulas de descarga com sistema duplo, chamados dual ou ecológicos. Esses sistemas apresentam dois botões de acionamento. Um que despeja menos água, entre 2 e 4 litros; e outro que despeja entre 6 e 11 litros de água.







Independente do sistema de descarga, caixa acoplada ou válvula de descarga as bacias consumem em torno de 6 litros por acionamento e alem disso a troca das bacias é muito simples e sem quebra-quebra. Para o sistema de caixa acoplada é necessário trocar a bacia com a caixa; já para o sistema de válvula de descarga é necessário trocar apenas a bacia e fazer a regulagem da válvula de descarga. Apenas verifique se á necessário trocar os produtos complementares, como: parafusos de fixação, anel de vedação, flexível para caixa acoplada e tubo de ligação para bacias convencionais.







Verificar também a linha de termostato Decaterm e também as linhas de monocomando para chuveiro, que proporcionam maior conforto e economia de água.









Alguns exemplos reais dos valores economizados por empresas e condomínios que fizeram a troca de metais, bacias e válvulas sanitárias comuns por modelos mais econômicos, ou que adotaram algum sistema de redução de consumo:

Os números impressionam. No Edifico Sede Sabesp, a instalação de 34 torneiras eletrônicas, 30 torneiras de fechamento automático, 15 bacias sanitárias novas e 7 arejadores custou pouco mais de 15,8 mil reais e gerou uma economia mensal de mais de 7,3 mil reais.

Já no Hotel Deville, a instalação de 350 restritores de vazão gerou uma economia de quase 3 mil reais ao mês. O valor investido na reforma não ultrapassou 1,5 mil reais! Prova de que o espírito ecológico compensa.

Nenhum comentário: